Pular para o conteúdo principal

Desafios emocionais enfrentados pelo profissional de Enfermagem frente a dor de seus pacientes


No desenvolvimento de suas atividades, os profissionais de enfermagem devem estar preparados para cuidar de pessoas com comprometimentos emocionais, psicológicos e sociais, assim como auxiliar na adaptação de suas limitações. Percebemos uma grande vulnerabilidade emocional dos profissionais de enfermagem em vivenciar tais situações.



Muitas vezes o despreparo emocional, evidencia o medo de expor suas emoções e sentimentos ou suportar a situação de estresse frente à morte. No entanto questiona-se, de que forma podemos auxiliar este profissional a ganhar segurança neste trato, capacitando-o a prestar assistência ao paciente com vistas, ou não, à sua melhora e retorno ao convívio social e familiar. Preparando-o para estar emocionalmente forte para acompanhar a sua morte, sem causar um sentimento de culpa, impotência e frustração, sendo percebido como doloroso, e uma sensação de dever não cumprido, ou seja, uma falha na assistência prestada.

Importante trabalhar as emoções para facilitar o enfrentamento do outro que está próximo ao fim da vida, preconizando sempre o cuidado humanizado, necessitando compreender a morte como parte do ciclo vital e repensar o cuidar/ cuidado como essência da enfermagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como aplicar uma injeção corretamente

Infelizmente, muitas pessoas precisam saber como aplicar uma injeção por problemas crônicos de saúde. Além disso e também infelizmente, pode acontecer de que a vida nos coloque em uma situação de emergência e aplicar uma injeção em alguém seja crucial. Pensando nisso, preparamos algumas instruções.

Admissão, alta e transferência do paciente

Admissão É a entrada e permanência do paciente no hospital, por determinado período. Tem por objetivos facilitar a adaptação do paciente ao ambiente hospitalar, proporcionar conforto e segurança. Na unidade de internação o paciente é recebido por um profissional da unidade e encaminhado ao quarto ou enfermaria. Deve ser recebido com gentileza e cordialidade para aliviar suas apreensões e ansiedades. Geralmente, o paciente está preocupado com a sua saúde. A primeira impressão recebida é fundamental ao paciente e seus familiares, inspirando-lhes confiança no hospital e na equipe que o atenderá. Se recebido atenciosamente, proporcionará sensação de segurança e bem estar, e deste primeiro contato depende em grande parte a colaboração do paciente ao tratamento. Procedimentos: 1. Receber o paciente cordialmente, verificando se as fichas estão completas; 2. Acompanhar o paciente ao leito, auxiliando-o a deitar e dando-lhe todo o conforto possível; 3. Apresentá-lo aos demais pacientes d

13 certos: administração de medicamentos

Os 13 certos na administração de medicamentos são: Prescrição correta – Nome completo do paciente; – Data de nascimento; – Número do atendimento; – Número da prescrição; – Data atualizada; Paciente certo – Conferir a pulseira de identificação do paciente, com nome completo e data de nascimento. Medicamento certo – Verificar atentamente qual o medicamento está prescrito e se o paciente não possui algum tipo de alergia ao composto. Validade certa – Observar a data de validade antes de administrar o medicamento. Forma / apresentação certa – Verificar se o medicamento está na sua forma de apresentação correta, como por exemplo, cloreto de sódio 0,9% ou cloreto de sódio 20%. Dose certa – Observar com atenção a dose prescrita, como por exemplo, paracetamol 750 mg 1 comprimido via oral de 8/8 horas. Compatibilidade certa – Verificar se a medicação administrada é compatível com outra que o paciente já recebe, pois existem algumas drogas que não