Pular para o conteúdo principal

O dom de cuidar da saúde alheia é para poucos. Conheça mais sobre a profissão

O dom de cuidar da saúde alheia é para poucos. Conheça mais sobre a profissão



O dom de cuidar da saúde alheia é para poucos. Os profissionais da área são extremamente importantes para a preservação do bem estar social dentro de uma comunidade,
pois pessoas com saúde são pessoas mais felizes. Dentro do rol de importantes figuras do meio da área da Saúde estão os enfermeiros. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e publicada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) em 2015, o Brasil tem 3,5 milhões de trabalhadores na área de saúde, sendo cerca de 50% desses na Enfermagem.

Responsáveis por cuidar da saúde dos pacientes, realizar procedimentos de alta complexidade e até mesmo administrar a equipe, os profissionais da área de Enfermagem são essenciais para a manutenção adequada de hospitais, clínicas, postos de saúde, entre outros centros médicos. Ainda de acordo com o Cofen, a Enfermagem é composta de 80% de técnicos e auxiliares e 20% de enfermeiros.

Mas muitas dessas coisas você já sabe. Por isso, trouxemos algumas curiosidades da Enfermagem. Confira:

A origem da Enfermagem vem desde o período pré-cristão

No período pré-cristão, os sacerdotes e feiticeiras acumulavam funções de médico, como curandeiros. As pessoas da época acreditavam que as doenças eram um castigo de Deus para com as pessoas e grupos pelos seus pecados. Os curandeiros utilizavam banhos de água fria ou quente, massagens, purgativos e substâncias que provocavam náuseas.

Origem do nome “enfermeiro”

Em português, a palavra “enfermeiro” vem do latim infirmum, que significa “aquele que não está firme”. No Brasil, infirmum foi adaptado para “enfermo”. A partir de daí, surgiram as palavras enfermeiro, enfermagem, enfermaria…

Ana Néri foi a primeira enfermeira do Brasil

No Brasil, Ana Néri é a enfermeira mais reconhecida na área - e fora dela. Néri foi conhecida por atuar voluntariamente nos hospitais militares de Assunção, Corrientes e Humaitá, durante a Guerra do Paraguai. Tudo começou quando seus filhos foram convocados para lutarem na Guerra do Paraguai, em 1865, e então Ana Néri resolveu se oferecer para cuidar dos enfermos durante os combates. Ela aprendeu noções básicas de enfermagem com irmãs de caridade da irmandade de São Vicente de Paulo e tornou-se a primeira mulher enfermeira do Brasil. Ante dela, só existiam homens na área. Os primeiros foram padres jesuítas que atuaram nas Santas Casas de Misericórdia, desde 1540.

Florence Nightingale

Outra enfermeira famosa - essa mundialmente - foi Florence Nightingale. Ela ficou conhecida por ser pioneira no tratamento de feridos de guerra, durante a Guerra da Crimeia. Nightingale era conhecida como “dama da lâmpada” por conta de utilizar-se o instrumento para auxiliar, durante a noite, os feridos no combate.

Semana da Enfermagem

Os enfermeiros não têm apenas um dia de comemoração, mas uma semana inteira, que vai de 12 a 20 de maio. A celebração é feita em homenagem ao nascimento da britânica Florence Nightingale e à morte da brasileira Ana Néri, respectivamente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como aplicar uma injeção corretamente

Infelizmente, muitas pessoas precisam saber como aplicar uma injeção por problemas crônicos de saúde. Além disso e também infelizmente, pode acontecer de que a vida nos coloque em uma situação de emergência e aplicar uma injeção em alguém seja crucial. Pensando nisso, preparamos algumas instruções.

Admissão, alta e transferência do paciente

Admissão É a entrada e permanência do paciente no hospital, por determinado período. Tem por objetivos facilitar a adaptação do paciente ao ambiente hospitalar, proporcionar conforto e segurança. Na unidade de internação o paciente é recebido por um profissional da unidade e encaminhado ao quarto ou enfermaria. Deve ser recebido com gentileza e cordialidade para aliviar suas apreensões e ansiedades. Geralmente, o paciente está preocupado com a sua saúde. A primeira impressão recebida é fundamental ao paciente e seus familiares, inspirando-lhes confiança no hospital e na equipe que o atenderá. Se recebido atenciosamente, proporcionará sensação de segurança e bem estar, e deste primeiro contato depende em grande parte a colaboração do paciente ao tratamento. Procedimentos: 1. Receber o paciente cordialmente, verificando se as fichas estão completas; 2. Acompanhar o paciente ao leito, auxiliando-o a deitar e dando-lhe todo o conforto possível; 3. Apresentá-lo aos demais pacientes d

13 certos: administração de medicamentos

Os 13 certos na administração de medicamentos são: Prescrição correta – Nome completo do paciente; – Data de nascimento; – Número do atendimento; – Número da prescrição; – Data atualizada; Paciente certo – Conferir a pulseira de identificação do paciente, com nome completo e data de nascimento. Medicamento certo – Verificar atentamente qual o medicamento está prescrito e se o paciente não possui algum tipo de alergia ao composto. Validade certa – Observar a data de validade antes de administrar o medicamento. Forma / apresentação certa – Verificar se o medicamento está na sua forma de apresentação correta, como por exemplo, cloreto de sódio 0,9% ou cloreto de sódio 20%. Dose certa – Observar com atenção a dose prescrita, como por exemplo, paracetamol 750 mg 1 comprimido via oral de 8/8 horas. Compatibilidade certa – Verificar se a medicação administrada é compatível com outra que o paciente já recebe, pois existem algumas drogas que não