Pular para o conteúdo principal

3 Noções Básicas em Primeiros Socorros


Você não precisa ser nenhum especialista em medicina para realizar os 3 passos básicos que listamos a seguir. Confira nossas dicas!

Todas as pessoas deveriam ter um conhecimento básico de primeiros socorros. Nunca se sabe quando esse tipo de conhecimento será requisitado.

Pode acontecer, inclusive, de algum estranho na rua passar mal e necessitar de alguns passos básicos de primeiros socorros para que a situação não se agrave.

Essa é a principal preocupação de quem realiza os primeiros socorros: evitar que a pessoa que é atendida piore, até que finalmente receba uma assistência profissional.

Você não precisa ser nenhum especialista em medicina para realizar os 3 passos básicos que listamos a seguir. A partir de agora, você saberá o que fazer em situações de emergência.

Algumas recomendações


Antes de mais nada, você precisa manter a calma, para conseguir agir sem pânico, mas com rapidez e precaução.

Outra recomendação que aplica-se para qualquer situação de emergência, após avaliar a gravidade do acontecimento, é comunicar os órgãos de saúde (SAMU/192, Corpo de bombeiros/193, Polícia/190).
Como agir em caso de parada cardiorrespiratória

Primeiramente, você deve observar se a vítima apresenta ausência de movimentos do tórax, respiração e pulsação, além de algum arroxeamento do rosto e unhas, baixa temperatura corporal, imobilidade e inconsciência.

Não tente reanimar a vítima oferecendo alimentos ou bebidas.

Coloque a pessoa de costas para o chão, mas com muito cuidado.

Posicione as mãos sobre a região inferior do osso vertical externo, localizado no centro do peito. Inicie uma massagem cardíaca, pressionando o tórax com intervalos de tempo curtos.

Peça para que outra pessoa realize a respiração boca a boca, estendendo a cabeça da vítima para trás, evitando que o pescoço se dobre. Feche as narinas da vítima e abra a boca da mesma, posicionando os lábios contra os dela. Encha o pulmão da vítima de ar, inflando os pulmões dela.

Faça esse procedimento (1 sopro a cada 5 pressões) até que o coração da vítima volte a bater.

Como agir em caso de queimaduras


Primeiramente, isole a vítima do local em que foi acidentada. Lave a área queimada com água corrente limpa, retirando qualquer tecido que esteja no local que foi queimado.

Proteja a queimadura com um pano e tecido limpo, mantendo a região elevada para evitar inchaço. Em seguida, procure um hospital.

Como agir em caso de fraturas


Caso a fratura seja exposta, você deve cobrir o local com uma gaze ou pano limpo. Não tente realinhar o membro ou retornar o osso, pois isso pode chegar a agravar a situação.

Imobilize a região, deixando-a apoiada em uma tábua ou papelão, envolvendo com uma faixa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como aplicar uma injeção corretamente

Infelizmente, muitas pessoas precisam saber como aplicar uma injeção por problemas crônicos de saúde. Além disso e também infelizmente, pode acontecer de que a vida nos coloque em uma situação de emergência e aplicar uma injeção em alguém seja crucial. Pensando nisso, preparamos algumas instruções.

Admissão, alta e transferência do paciente

Admissão É a entrada e permanência do paciente no hospital, por determinado período. Tem por objetivos facilitar a adaptação do paciente ao ambiente hospitalar, proporcionar conforto e segurança. Na unidade de internação o paciente é recebido por um profissional da unidade e encaminhado ao quarto ou enfermaria. Deve ser recebido com gentileza e cordialidade para aliviar suas apreensões e ansiedades. Geralmente, o paciente está preocupado com a sua saúde. A primeira impressão recebida é fundamental ao paciente e seus familiares, inspirando-lhes confiança no hospital e na equipe que o atenderá. Se recebido atenciosamente, proporcionará sensação de segurança e bem estar, e deste primeiro contato depende em grande parte a colaboração do paciente ao tratamento. Procedimentos: 1. Receber o paciente cordialmente, verificando se as fichas estão completas; 2. Acompanhar o paciente ao leito, auxiliando-o a deitar e dando-lhe todo o conforto possível; 3. Apresentá-lo aos demais pacientes d

13 certos: administração de medicamentos

Os 13 certos na administração de medicamentos são: Prescrição correta – Nome completo do paciente; – Data de nascimento; – Número do atendimento; – Número da prescrição; – Data atualizada; Paciente certo – Conferir a pulseira de identificação do paciente, com nome completo e data de nascimento. Medicamento certo – Verificar atentamente qual o medicamento está prescrito e se o paciente não possui algum tipo de alergia ao composto. Validade certa – Observar a data de validade antes de administrar o medicamento. Forma / apresentação certa – Verificar se o medicamento está na sua forma de apresentação correta, como por exemplo, cloreto de sódio 0,9% ou cloreto de sódio 20%. Dose certa – Observar com atenção a dose prescrita, como por exemplo, paracetamol 750 mg 1 comprimido via oral de 8/8 horas. Compatibilidade certa – Verificar se a medicação administrada é compatível com outra que o paciente já recebe, pois existem algumas drogas que não